Aqui você encontra a cada mês, um novo exercício desenvolvido por Cristiano Forte, ou por bateristas que serviram de inspiração para todos nós.



Exercício - Fevereiro / 2004

 “Tendo em vista as freqüentes dúvidas dos alunos sobre as quiálteras de semínima e mínima, coloco neste mês uma dica para facilitar a compreensão destas divisões. Trata-se de lembrar que cada semínima tem o valor de duas colcheias. Então quando houver quiálteras, esta comparação também poderá ser feita, ou seja, uma quiáltera de semínima tem o valor de duas quiálteras de colcheias. No próximo mês será abordado as quiálteras de mínima."

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Março / 2004

“Para melhor entendimento deste exercício, indico o estudo do exercício do mês de fevereiro de 2004. Dando seqüência ao exercício do mês anterior, neste mês a dica é para facilitar a compreensão das quiálteras de mínima. Como a mínima tem o valor de duas semínimas e quatro colcheias, com as quiálteras também poderemos analisar da mesma forma."

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Abril / 2004

"Tenho estudado diversos exercícios que grandes bateristas nos indicam através de métodos, revistas e sites e muitas vezes deixamos alguns exercícios de lado, sem ter entendido muitas de suas aplicações. Ao estudar o paradiddle e suas tantas combinações, comecei a entender a importância dele, pois suas possibilidades são inúmeras. Sugiro uma destas possibilidades, colocando uma das trocas de diddles, porém em vez de utilizar as duas mãos na combinação, apenas utilizar a esquerda, deixando a direita em uma divisão constante (Segue som do último compasso)."

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Maio / 2004

“Neste mês coloco um exercício muito simples, mas que pode ser aplicado de diversas formas. Trata-se de um exercício envolvendo basicamente caixa e tons, onde no primeiro compasso a mão direita ficará no tom e a esquerda na caixa e no segundo o compasso, o inverso com a mão esquerda no tom e a direita na caixa. O bumbo poderá ficar marcando os tempos. Acredito que este exercício seja interessante para que as duas mãos possam conseguir a mesma sonoridade. Não deixe de experimentar novas possibilidades.”

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Junho / 2004

“Dando continuidade ao exercício do mês anterior (não deixe de olhar o exercício do mês de maio), trabalharemos com a mesma combinação, onde embora tenhamos a seqüência de semicolcheias, faremos uma combinação com um ciclo de três notas, ocasionando um efeito bem interessante. No primeiro compasso faremos a combinação em semicolcheia e no segundo dobraremos para a fusa. Sugiro que utilize estas combinações para viradas ou para efeito em alguns ritmos.”
 

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Julho / 2004

“Ritmo com influência afro-cubana.”

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Agosto / 2004

"Dando continuidade ao exercício do mês anterior (não deixe de olhar o exercício do mês de Julho), podemos aplicar a mesma colocação de mãos e acrescentar o bumbo duplo com notas contínuas."

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Setembro / 2004

"O método Future Sounds do baterista David Garibaldi, foi uma influência direta para minha formação. Este material deve ser estudado dando muita atenção as acentuações, pois são elas que proporcionam uma sonoridade interessantíssima aos exercícios."

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Outubro / 2004

"Muitas vezes, acabamos criando ritmos a partir de linhas melódicas ou de divisões rítmicas. Para os bateristas que nunca fizeram este tipo de experiência, segue um exemplo bem simples."

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Novembro / 2004

"Dando continuidade ao exercício do mês passado(não deixe de olhar o exercício do mês de outubro)", agora uma divisão rítmica que se completa em 2 compassos de 4/4, mas com a intenção de um compasso em 5/4 e outro de 3/4."

Clique aqui para ouvir o exercício


Exercício - Dezembro / 2004

"Ainda dando seguimento aos exercícios do mês de outubro e novembro, agora uma sugestão de deslocamento na divisão do chimbal, mas mantendo as idéias anteriores de bumbo e caixa(não deixe de olhar os exercícios dos meses de outubro e novembro). Experimente tocar este trecho com o acompanhamento de uma música qualquer. É um ótimo exercício de concentração, pois o ciclo se completará em 4 compassos."

Clique aqui para ouvir o exercício


® Copyright Cristiano Forte 2003 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Juliano Forte - Design - (51)9293-6789