Curso de Musicalização Infantil através da Percussão.

Com a preocupação de dar oportunidade à quem tem difícil acesso a música como ARTE, os músicos Cristiano Forte, Neto Nunes e Rodrigo Campos, utilizaram suas experiências como músicos profissionais e educadores, dando uma parcela de contribuição na iniciação musical destas crianças e adolescentes. Pois a música, além de divertir, desenvolve o linguístico, psicomotor e a criatividade, em uma ocupação saudável e ativa, sendo que através da música se chega a estes objetivos com maior facilidade, resgatando a alto estima e desenvolvendo o senso de grupo.

Em março de 2000, iniciaram um trabalho voluntário lecionando música na entidade Beneficente Casa Lar Irmã Carmem e a partir de janeiro de 2001, no Projeto PAC (Projeto Adolescendo Consciente). As aulas eram direcionadas para crianças de 9 à 14 anos, trabalhando a percepção musical através dos instrumentos de percussão. Também como voluntários desenvolveram um projeto com adolescentes denominado de “Sucatiarti”, que englobava teatro, dança e música.


A partir de março de 2002, foi efetuada a contratação para a execução deste curso no Projeto PETI(Programa da Erradicação do Trabalho Infantil) nas cidades de Treze de Maio/SC(Cristiano Forte) e Balneário Arroio do Silva/SC(Neto Nunes). Também foi contratado pelo projeto PRÓ-SERRA da Unisul e Luminar, para no ano de 2002 prestar Supervisão ao estagiário responsável pela oficina de música, na sede recém inaugurada no bairro Congonhas em Tubarão/SC.

Em parceria com a UNESC e a ONG Anarquistas Contra o Racismo, prestou acessoria à um grupo de percussão no Projeto "POR TRAZ DO TAMBOR" no bairro Santo Antônio de Criciúma/SC. Como voluntário também realizou oficinas de bateria na entidade Bairro da Juventude em Criciúma/SC.

 

Depoimentos sobre o curso de musicalização infantil através da percussão.

Casa Lar Irmã Carmem.

"Nós da Sociedade Irmã Carmem, que auxilia na educação de menores carentes, concluímos que o trabalho de educação musical desenvolvido por Neto Nunes, Rodrigo Campos e Cristiano Forte, é de essencial importância para as crianças que aqui se encontram, tendo assim conseguido resultados brilhantes, de forma que as mesmas, desenvolvem o senso de grupo e um maior poder de concentração".

João Izé Rosa - Diretor Administrativo Financeiro.

Projeto no Embalo da Vida.

"A necessidade de uma educação musical e o desenvolvimento das crianças do complexo Irmã Carmem, foram as molas propulsoras que estimularam e incentivaram este grupo a desenvolver este trabalho. Sendo que, posso afirmar que estes objetivos foram alcançados, pois foram desenvolvidos com trabalho que esteve sempre sustentado em muito respeito, profissionalismo, amizade e principalmente amor, que é sem duvida alguma, a maior energia existente para aliviar o sofrimento humano, pois ainda não inventou-se uma pílula que combata os males da alma. E este sentimento chamado amor, estes seres humanos maravilhosos chamados, Cristiano, Neto e Rodrigo tem de sobra, e isto é que os tornam pessoas que realmente fazem a diferença".

Maria Regina Batista Gomes - Psicóloga.

PAC - Projeto Adolescendo Consciente.

"As aulas que Cristiano Forte, Neto Nunes e Rodrigo Campos ministram no PAC com adolescentes em conflito com a lei, são de grande valia para o desenvolvimento social e musical. Com extrema dedicação, buscando captar as habilidades de cada adolescente participante do projeto, desenvolvendo, desta forma, o senso de compromisso, adaptando letras com a filosofia do PAC e trabalhando valores, o senso de grupo, o espírito de cooperação, a harmonização, respeito e compreensão".

Ângela Batistella - Assessora do PAC.

Aulas de música em sala de aula dentro da grade currícular

No ano de 2003 foi contratado pelo Colégio Energia, para ministrar as aulas de música, que faziam parte da grade curricular do Ensino Fundamental desta escola, na qual lecionou por 8 anos para turmas do Maternal ao 9º ano nas unidades de Criciúma, Urussanga, Tubarão e Araranguá/SC.

 

Apresentações de Música na Escola em parceria com o SESC

Desde o ano de 2010 vem desenvolvendo o projeto de apresentações, no qual o instrumento bateria serve como ponto de partida para abordagens sobre a importância e influência da música em nossas vidas, demonstrando de forma lúdica como desmistificar a impressão da mesma estar ligada apenas aos músicos profissionais e aos instrumentos musicais convencionais.

Durante esse período foram mais de 170 escolas comtempladas por essa parceria com o SESC das cidades de Tubarão, Criciúma, Jaraguá do Sul, Araranguá, Tijucas e Florianópolis, envolvendo também os demais munícipios da região de abrangência. Nas apresentações que envolveram mais de 17.000 alunos de diferentes faixas etárias, Cristiano Forte colocou suas experiências musicais adquiridas em shows, gravações, concursos nacionais, workshops, projetos sociais e aulas de música na grade curricular do Ensino Fundamental, propiciando por meio da bateria um momento descontraído, mas com o enfoque educacional.


® Copyright Cristiano Forte 2003 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Juliano Forte - Design - (51)9293-6789